Quando estamos confiantes na qualidade do nosso trabalho e sentimos a satisfação de ter feito bem, não há necessidade de rebaixar os outros para nos sentirmos melhor. A verdadeira realização vem de saber que fizemos o nosso melhor, sem comparações ou necessidade de diminuir alguém. Este é um reflexo dos valores de quem tem Integridade. (infelizmente começa a escassear)
A verdade, é que todos os que sentem prazer em rebaixar o trabalho dos outros só provam uma autoestima muito frágil ou problemas graves de autoconfiança...é quase um grito de desespero. Temos de ser sinceros, quem está feliz com o seu próprio trabalho não se preocupa nem tem tempo em apontar as falhas dos outros...está é uma verdade absoluta.
Esse comportamento destrutivo é similar ao que vemos na política, onde alguns tentam desviar a atenção dos problemas que tem no seu "covil" manipulando as mentes de quem tem pouca personalidade—a chamada manipulação barata.
A verdadeira força está em reconhecer e celebrar conquistas, e se não conseguimos ficar felizes pelas vitórias dos outros, ao menos devemos ter a ética e a decência de não interferir negativamente, tentando diminuir suas realizações.
Ganha respeito quem se foca em fazer um bom trabalho, sem a necessidade de se vangloriar publicamente a denegrir o outro. No fim das contas, as falhas e as verdades sobre o que fazemos espalham-se rapidamente e todos sabemos os podres de todos .
Por isso foco-me cada vez mais, em trabalhar com respeito por todos, porque isso acaba sempre encontrar eco nos outros.